Ônibus da Mercedes para a Copa de 74 tinha torneira com cerveja gelada para seleções

Ônibus O 302 foi customizado com as cores dos 16 times participantes e tinham ar-condicionado, banheiro e torneira de cerveja para os jogadores se refrescarem 

Ônibus da Mercedes para a Copa de 74 tinha torneira com cerveja gelada para seleções
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Modelo O 302 tinha as cores da bandeira da Alemanha

Há 48 anos, na Copa do Mundo de 1974, a Mercedes-Benz foi a fornecedora dos ônibus para transportar as 16 seleções que disputaram o torneio. Os coletivos O 302 foram customizados com as cores de cada país e tinha mimos para fazer a alegria dos jogadores. Além do ar-condicionado e banheiro, havia também torneira com cerveja gelada liberada. 

VEJA TAMBÉM:

PRODUTOR DE GRÃOS COMPRA 172 MB ACTROS

O Mercedes-Benz O 302 da seleção Alemanha Ocidental tinha o logotipo “WM 74” (Copa do Mundo de 74), a inscrição “BR Deutschland” (República Federal da Alemanha) e a pintura nas cores nacionais preto, vermelho e amarelo. 

No que se refere ao design, o logotipo da Copa do Mundo de 1974 na parte externa do ônibus representa uma bola de futebol estilizada. Os mascotes da seleção da Alemanha Ocidental, Tip e Tap (dois meninos sorridentes com bochechas vermelhas), estão na traseira do veículo. Eles foram criados pelo artista gráfico Horst Schäfer de Saarbrücken.

Ônibus da Mercedes para a Copa de 74 tinha torneira com cerveja gelada para seleções
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Réplica do ônibus da seleção alemã está no Museu da Mercedes-Benz

Por dentro, o ônibus que transportou a seleção alemã que acabou vencendo o torneio tinha bancos nas cores vermelho-laranja. Em cada poltrona há uma capa no descanso de cabeça e os equipamentos incluem cinzeiro em cada banco, banheiro de bordo e uma torneira para cerveja gelada. 

Não se sabe ao certo, quem ocupa o banco ao lado do motorista, mas dizem que o assento era do técnico do time, Helmut Schön, ou talvez do treinador auxiliar Jupp Derwall, ou até mesmo do capitão Franz Beckenbauer. Mas o certo era que cada jogador tinha seu lugar cativo. 

O ônibus faz parte do acervo do Museu da Mercedes-Benz que apresenta uma série chamada “Close Up”, em que cada episódio conta uma história surpreendente, empolgante e de bastidores, nas quais são focados os detalhes de algum veículo em exposição. O foco desta vez está no ônibus monobloco O 302 da marca que foi utilizado na Copa do Mundo de Futebol de 1974 na Alemanha.

Durante três semanas e meia, os jogadores das seleções viajaram para os locais dos jogos nos monoblocos O 302. Depois da Copa do Mundo, marcada pelo bicampeonato da Alemanha, os veículos das 16 seleções passaram a ser utilizados em operações de viagens normais, porém sem o design especial da parte externa. Com isso, alguns traços deles desapareceram, inclusive aquele veículo O 302 que foi usado pelos jogadores da seleção da Alemanha Ocidental. Assim, o ônibus exposto no Museu da Mercedes-Benz é uma réplica fiel – e um dos itens mais populares em exposição ali.

Ônibus da Mercedes para a Copa de 74 tinha torneira com cerveja gelada para seleções
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Mascotes da Copa de 74 estampavam o vidro traseiro do ônibus