Área conta bancadas e óculos de realidade aumentada são utilizados para inspeção on-line de peças e componentes
A Volkswagen Caminhões e Ônibus segue avançando em Serviços 4.0 que trazem soluções sob medida, essenciais para os novos tempos, que exigem cada vez mais agilidade nos processos e atendimentos.
O Centro Técnico de Garantia da VW Caminhões e Ônibus que integra o complexo de produção e desenvolvimento da empresa em Resende (RJ) recebeu telas, bancadas e óculos de realidade aumentada e é a nova área de Análise Técnica 4.0, inaugurada em meio à pandemia de Covid-19, que iniciou a operação, em primeiro momento de forma piloto, justamente para otimizar a conexão entre a fabricante e seus fornecedores, mantendo-os próximos, mesmo virtualmente, e permitindo agilidade e excelência em todos os processos.
Processo longo
Antes do Serviços 4.0, peças e componentes eram analisados presencialmente no Centro Técnico de Garantia da VW Caminhões e Ônibus, em conjunto com os fornecedores, e aqueles itens que precisassem de análises mais específicas tinham que ser enviados fisicamente para os fornecedores, que procediam com a averiguação e depois reenviavam para a VW Caminhões e Ônibus.
Com a tecnologia como aliada, é possível por meio de uma conferência digital fazer a análise simultânea direto de Resende, com profissionais que utilizam os óculos de realidade aumentada.
“Economizamos o tempo que levaríamos para enviar a peça aos fornecedores ou mesmo o tempo de deslocamento das equipes e, juntos, fazemos a análise em tempo real, com respostas muito mais rápidas, economia logística, agilidade e mantendo o distanciamento social, com as reuniões on-line”
Alcides Hernandes Jr., supervisor de Administração de Garantia da VW Caminhões e Ônibus.
Interação
Entre os benefícios estão ainda a maior interação e conectividade, permitindo a realização de conferências simultâneas com vários especialistas em um ambiente imersivo e a possibilidade de armazenar os arquivos em vídeo gravados para auditorias.
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