Scania celebra marca de 50 caminhões a gás comercializados no Brasil

De acordo com a Scania, muitas encomendas dos caminhões movidos a gás foram fechadas na pandemia

A Scania comemora a marca de 50 caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano vendidos no país. A marca chega um ano após a abertura do recebimento das encomendas.

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Uma parte das 50 unidades já estão em operação e outra ainda será entregue aos clientes.

Scania GNV
Foto | Scania/Divulgação

“A pandemia da Covid-19 acelerou a busca por sustentabilidade em diversos ramos da economia em todo o mundo, inclusive no Brasil. Esse cenário também impactou o setor de transporte, pois o modal rodoviário responde por grande parte da cadeia de valor das empresas que estão na dianteira da chamada recuperação verde, e nós da Scania saímos na frente ao oferecer soluções de transporte sustentáveis que apoiam estas organizações a cumprir os compromissos com a redução de emissões de gases poluentes”

Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil

Transportadoras

Segundo a Scania, os 50 caminhões movidos a gás foram vendidos para transportadoras que atendem a embarcadores de diferentes indústrias, desde cosméticos a alimentos, como L’Oréal, PepsiCo, Unilever e Carrefour.

Início das vendas

A Scania começou a aceitar pedidos de modelos movidos ao combustível alternativo na edição 22ª edição do Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran) – realizada em outubro de 2019, em São Paulo.

Das 50 unidades, a TransMaroni efetuou a compra de 11 caminhões R 410 6×2 e a PepsiCo foi a responsável pela compra de 18 unidades do G 340 4×2, que terão rotas por todo o país.

Scania R410 6x2 GNV
Foto | Scania/Divulgação

Já a RN Express, que encomendou o primeiro modelo na abertura das vendas na Fenatran, comprou mais seis desde então. A RN recebeu duas unidades em maio (na entrega pioneira no Brasil) e ao comprovar o desempenho do produto pediu mais cinco unidades, sendo duas também já recebidas. No total, as sete carretas transportarão produtos da L’Oréal, Nestlé e da Nespresso.

Quem também já adquiriu mais caminhões sustentáveis foi a Jomed LOG. A empresa, que recebeu junto com a RN suas duas primeiras unidades do mercado nacional, em maio, encomendou mais três após registrar os resultados na operação de transferência de itens da L’Oréal.

A L’Oréal também foi inspiração para outras duas transportadoras que prestam serviço para a ela, a CCL (acaba de fechar um caminhão a gás – P 340 4×2) e a Coopercarga (SC), com uma unidade do R 410 6×2. A Unilever terá três caminhões mais sustentáveis levando sua carga. As aquisições foram pelas transportadoras Transtassi (dois R 410 6X2) e Carsten (um R 410 6X2). A conta dos 50 caminhões movidos a GNV e/ou biometano fecha com a venda já anunciada de um modelo ao Grupo Charrua (RS), e de outras três que ainda não autorizaram a divulgação do negócio.

Médias e longas distâncias

O caminhões pesados Scania impulsionads a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movidos 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos.

Segundo a Scania, sua rede de concessionárias Scania está sendo preparada para dar todo o apoio aos caminhões a gás. Não são necessárias grandes mudanças nas Casas para receber os veículos mais sustentáveis. Dentre os itens obrigatórios estão boxes, ferramentas e check-list especiais, que estão e serão implementados ao longo dos próximos meses.