Últimas notícias

Tarifas de pedágio da Concebra são reduzidos pela ANTT

Pedágios dos trechos das BR 060/153/262 GO/MG explorado pela Concebra tem valores reduzidos

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na edição do dia 26 de junho a deliberação nº 303 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que alterou a tarifa básica de pedágio do trecho BR 060/153/262 GO/MG, explorado pela CONCEBRA – Concessionária das Rodovias Centrais do Brasil S/A. Os novos valores já estão em vigor.

Foto | Concebra/Reprodução

Tabela

Confira os valores da nova tabela de tarifa básica de pedágio:

Veículos simples, R$ 2,90 (P1 em Alexânia/GO), R$ 1,90 (P2 em Goianápolis/GO), R$ 3,20 (P3 em Piracanjuba/GO), R$ 4,00 (P4 em Itumbiara/GO), R$ 3,40 (P5 em Prata/MG), R$ 1,60 (P6 em Frutal/MG), R$ 2,60 (P7 em Pará de Minas/MG), R$ 2,70 (P8 em Luz/MG), R$ 3,00 (P9 em Campos Altos/MG), R$ 3,70 (P10 em Perdizes/MG) e R$ 2,90 (P11 em Campo Florido/MG). A informação das demais tarifas pode ser encontrada neste link.

Segundo a ANTT, a redução se deve da 4ª Revisão Ordinária, da 8ª Revisão Extraordinária e do Reajuste da Tarifa Básica de Pedágio – TBP.

Por força de lei, a ANTT faz anualmente o reajuste e a revisão das tarifas de pedágio das rodovias federais concedidas. Essas alterações tarifárias são aplicadas no aniversário do início da cobrança de pedágio.

Segundo a instituição, as alterações de tarifa são calculadas a partir da combinação de três itens previstos em contrato:

  • Reajuste: tem por intuito a correção monetária dos valores da tarifa e leva em consideração a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Acontece uma vez ao ano, sempre no aniversário do início da cobrança de pedágio.
  • Revisão: visa recompor o equilíbrio econômico-financeiro celebrado no contrato de concessão.
  • Nas revisões ordinárias, são feitas as compensações, na tarifa de pedágio, por descumprimentos de cláusulas contratuais, caso existam. Neste caso, pode haver, inclusive, decréscimo na tarifa básica, caso a fiscalização da ANTT verifique que a concessionária deixou de cumprir alguma obrigação prevista para aquele ano. Assim como o reajuste, a revisão ordinária acontece uma vez ao ano, sempre no aniversário do início da cobrança de pedágio.
  • As revisões extraordinárias podem ocorrer a qualquer tempo e abrigam os fatores de desequilíbrios derivados da inclusão de novas obrigações não previstas inicialmente no contrato, ou da postergação de obras previstas, a exemplo de inclusão de novas obras.
  • Arredondamento tarifário: tem por finalidade facilitar a fluidez do tráfego nas praças de pedágio e prevê que as tarifas da categoria 1 de veículos devem ser múltiplas de R$ 0,10. Os efeitos econômicos do arredondamento são sempre compensados no processo de revisão subsequente. Ou seja, se neste ano a tarifa foi arredondada para cima, no próximo ano, será reequilibrada para baixo.

Siga também as redes sociais do Autos Pesados

Marlos Ney Vidal

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago