VW e-Delivery chega com opção de quase R$ 1 milhão

Caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery chega nas configurações para 11 e 14 toneladas

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) iniciou as vendas de o e-Delivery, o primeiro caminhão totalmente elétrico desenvolvido no Brasil. O modelo está em desenvolvimento há mais de quatro anos e contou com um consórcio de empresas para o fornecimento do motor, baterias, sistemas eletrônicos.

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VW e-Delivery
Foto | Volkswagen/Divulgação

O e-Delivery será oferecido em duas versões, com preços de R$ 780 mil e R$ 980 mil. A opção de entrada tem configuração 4×2 de 11 toneladas de peso bruto total (PBT). A versão mais robusta tem tração 6×2 de 14 toneladas.

A opção de dois eixos é destinada para uso urbano, pois sua autonomia é de apenas 110 km. Ele é equipado com motor Weg de 407 cv (300 kW) e 219 kgfm e pacote de baterias de três módulos. Apesar da baixa autonomia, sobra força e o caminhão é capaz de transportar até 6,3 toneladas de carga.

Volkswagen e-Delivery
Foto | Volkswagen/Divulgação

e-Delivery 6×2

Na versão 6×2 o que muda é o eixo extra, que eleva a capacidade de carga para 9 mil quilos. Para essa versão o pacote de bateria foi ampliado para seis módulos, o que eleva a autonomia para 250 km.

Nessa configuração, o caminhão se torna mais apto para operações intermunicipais, mas com raio que não vá além dos 100 quilômetros. Afinal, o veículo precisa de carga para retornar à base.

painel VW e-Delivery

“Com o e-Delivery, mostramos uma vez mais o nosso propósito de deixar um legado de consciência ambiental às futuras gerações. Porque nosso maior compromisso sempre foi com as pessoas. Elas são o centro de nossas preocupações em 40 anos de história. Por isso, saudamos a Coca-Cola FEMSA Brasil, que atua em 48% do território brasileiro, pela iniciativa da primeira compra neste lançamento, que vai revolucionar o transporte urbano de cargas”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Tecnologia

Para dar leitura precisa para o motorista e a certeza de que ele o caminhão não ficara sem carga no meio do caminho, o e-Delivey conta com sistemas gerenciamento das baterias, que dão leitura constante da autonomia.

caminhão elétrico e-Delivery
Foto | Volkswagen/Divulgação

Afinal, dependendo da rota, o consumo de eletricidade pode variar. Daí, não basta apenas calcular a distância, mas considerar também a topografia. Afinal, nas subida de ladeira o gasto de energia é maior que numa descida, em que os freios atuam na regeneração das baterias.

Segundo a VW, o sistema conta com três estágios de regeneração, que podem recuperar até 40% da carga. As baterias suportam estações de recarga de até 150 kW, o que torna o tempo de recarga bem mais rápido, para não comprometer as operações.

baterias VW e-Delivery
Foto | Volkswagen/Divulgação

Clientes

O VW e-Delivery despertou atenção de empresas de grande porte como a cervejaria Ambev e a Coca-Cola. A gigante das cervejas participou do desenvolvimento do caminhão, utilizando unidades em testes em condições reais de uso.

Já a Coca-Cola encomendou 20 unidades do veículo, como parte de seu programa de sustentabilidade. Ela espera deixar de emitir 12,6 toneladas de dióxido de carbono ao ano, impacto equivalente ao plantio de 2.232 árvores.

baterias VW e-Delivery
Foto | Volkswagen/Divulgação

“Nosso objetivo é sermos líderes em mobilidade sustentável, gerando uma redução significativa na emissão de poluentes. Essa iniciativa se soma a outras ações de eficiência e tecnologia já adotadas ao longo dos últimos anos em nossas operações”, aponta Ian Craig, CEO da companhia, acrescentando que as 20 unidades do VW e-Delivery vão entrar em operação até o fim deste ano.